Conselhos para maior segurança: fechem portas e janelas

Todos nós gostamos de ter a nossa privacidade e que ninguém nos espia, seja pelo motivo que for. Quando trabalhamos com documentos confidenciais e que podem comprometer a empresa, devemos ter cuidados a dobrar.

Bons conselhos são fechar os estores, correr as cortinas ou virar o monitor para a parede. Se o espaço tiver uma porta, não deixe de a fechar com chave.

Alguns monitores incorporam funcionalidades específicas para esta situação, como é o HP Sure View. Esta funcionalidade permite ativar facilmente um filtro no monitor que torna o ecrã visível só quando se olha perpendicularmente a ele, quem estiver a olhar de lado não consegue ver nada.

Se estiver num espaço público, estes cuidados são ainda mais críticos e não deviam ser tomados de ánimo leve: quantos trabalhadores e executivos abrem o seu laptop alegremente durante um voo e os passageiros ao lado ou na fila de trâs conseguem ver perfeitamente os dados que está a tratar. O meu conselho: evite a tentação e aproveite para relaxar.

E, é claro, nunca esquecer de desligar o computador ou, pelo menos, bloquear o ecrã para que não seja possível mexer nem aceder a ele.

Fechem portas e janelas. Mantenham-se em segurança.