A proteção do seu negócio
A cibersegurança não é apenas para as grandes empresas. Mesmo as pequenas empresas são alvos cada vez mais frequentes de ataques cibernéticos. A proteção dos seus dados, clientes e reputação é fundamental para a sua sobrevivência e crescimento.
O que é cibersegurança?
A cibersegurança é a prática de proteger sistemas, redes e dados de ataques digitais. Estes ataques podem ter como objetivo roubar informações confidenciais, causar danos aos sistemas ou interromper os negócios.
Investir em tecnologia de segurança é essencial, mas não é suficiente. A cibersegurança também depende da conscientização dos colaboradores. Ao treinar os funcionários, reduzimos o risco de erros humanos que podem comprometer a segurança da empresa.
Que ameaças e riscos existem para a minha empresa?
As vulnerabilidades em qualquer negócios são diversas e os tipos de ataque continuam a aumentar:
- Ransomware: O número de ataques de ransomware tem crescido significativamente, com grupos criminosos cada vez mais sofisticados e exigindo resgates maiores.
- Phishing: Os ataques de phishing continuam sendo uma das principais ameaças, com os cibercriminosos utilizando técnicas cada vez mais elaboradas para enganar as vítimas.
- Ataques a dispositivos IoT: Com a proliferação de dispositivos conectados, os ataques a Internet das Coisas (IoT) também se tornaram mais comuns.
Seja o resultado de danos acidentais, maliciosos e ciberataques, uma empresa pode sofrer os seguintes danos:
- Perda de dados
- Roubo de dados
- Interrupção das operações
As consequências destes danos são:
- Perdas financeiras diretas e indiretas
- Interrupção do negócio
- Incumprimento de requisitos legais
- Prejuízo da reputação
Que ameaças e riscos existem para a minha empresa?
Como me posso proteger?
- Instalar uma Firewall de Nova Geração para inspecionar o trâfego da rede.
- Usar VPNs para comunicações seguras.
- Monitorizar todos os dispositivos e mantê-los atualizados com as últimas proteções de segurança.
- Proteger os dispositivos com uma solução de proteção de endpoints (vulgo “antivírus”).
- Usar um gestor de passwords empresarial para gerir passwords complexas e partilhá-las de forma segura e controlada.
- Usar um sistema de prevenção de perda de dados (Data Loss Prevention, DLP) que minimize os riscos de exfiltração de dados sensíveis.
- Implementar uma sistema de Continuidade do Negócio, onde são feitas cópias de segurança redundantes e existem boas práticas de recuperação.
- Sensibilizar os colaboradores quanto às melhores práticas de segurança.