Criar uma pen de instalação ou recuperação do Windows 10

Já passou pela situação de ter que fazer a recuperação dum computador que não conseguia arrancar, ou querer instalar o sistema operativo num novo disco?

É possível fazer isso de forma simples, gratuita e legal.

Neste artigo vamos criar uma imagem do Windows 10 numa pen USB. Essa pen pode ser usada para arrancar um computador e realizar uma instalação limpa ou bem usar as ferramentas incluídas para recuperar um sistema que não arranca.

É importante ter em conta que este procedimento nos ajuda a obter o software para instalação e não a licença propriamente dita. Não haverá problemas para usar a ferramenta para recuperar um sistema ou para fazer a instalação num disco novo num sistema que já tinha o Windows 10 a correr.

Precisamos de ter um computador funcional com acesso à Internet e é recomendada uma pen USB com um mínimo de 8GB.

Aceder ao endereço para Fazer o download do Windows 10 e clicar no botão Faça o download da ferramenta agora.

No programa que baixar, clicar em Executar.

Aceitar os termos de licença e de seguida clicar em Criar suporte de dados de instalação para outro PC e Seguinte. Se quiser maior controlo, desmarque a opção de “Usar as opções recomendadas para este PC” e manualmente selecione o idioma (português (Portugal)), a edição (Windows 10) e a arquitetura (ambos, ou só 64-bits se o seu computador não for muito velho).

Clicar em Seguinte para passar a escolher o dispostivo onde criar o software de instalação. Escolher a pen USB (para evitar acidentes, retire qualquer outra pen de dados que tenha ligada ao computador).

Aguarde até completar o processo. No fim, pode fechar o programa e retirar a chave USB.

Parabéns, tem agora na sua posse uma chave USB que lhe permite executar tarefas de recuperação de sistemas com problemas ou bem para instalar de raiz qualquer sistema. Note bem que se o sistema já tinha o Windows 10 legal, após a reinstalação (mesmo que num disco distinto) ainda será legal.

Agora já só precisa inserir a chave no computador que pretende gerir e arrancar a partir da chave.

Esta parte é que depende muito da marca e modelo do fabricante do sistema em causa e das configurações do firmware (BIOS ou UEFI). Por exemplo, para um portátil ASUS pode funcionar o carregar a tecla ESC várias vezes durante o arranque para entrar na BIOS e lá configurar para arrancar a partir da chave USB. Noutros casos, poderá ter que carregar na tecla F8 para ativar o menu de arranque. O ideal é pesquisar na Internet para o modelo concreto quais são as instruções para fazer o arranque a partir duma chave USB.