
Uma das preocupações com os nossos clientes é a de sempre oferecer-lhes soluções que sejam razoavelmente seguras e resistentes a danos acidentais ou intencionados.
O Microsoft 365 é essa solução segura.
Uma das regras na informática é a 3-2-1: ter sempre 3 cópias dos dados, os dados de preodução e 2 cópias distintas, de preferência em meios distintos e locais distintos. De forma resumida, devemos ter redundância dos dados e em espaços distintos.
Bem, a Microsoft armazena os dados dos seus clientes em zonas, constituídas por 3 ou mais centros de dados que replicam. Os centros de dados são edifícios inteiramente independentes e seguros. Cada edifício armazena inúmeros servidores onde os nossos dados finalmente residem. Os nossos dados são replicados entre diferentes servidores, existindo sempre 3 cópias dos mesmos em todo momento.
Se têm curiosidade, podem ver uma explicação mais detalhada em https://azure.microsoft.com/en-us/global-infrastructure/.
Mas como podemos estar protegidos contra um ficheiro apagado acidentalmente? Afinal, se os dados são sincronizados entre os diversos servidores, quando apagar num também apagará no outro, certo? Sim, o ficheiro é marcado como apagado e deixamos de o “ver” no nosso navegador mas, por defeito, o ficheiro fica retido no caixote de lixo na nuvem durante 93 dias. Durante esse período o espaço do ficheiro continua a contar no total de espaço usado. 93 dias de retenção são mais de 3 meses, provavelmente mais que suficiente para a maior parte dos cenários. E se quisermos podemos ainda alterar esse valor para outro mais adequado.
O método anterior também é uma medida eficaz contra o ransomware, onde os nossos ficheiros são encriptados e os originais apagados. Nesse caso, facilmente podemos repor os dados apagados. Mais ainda, o próprio cliente Onedrive que corre nas máquinas Windows deteta quando um número muito grande de ficheiros é apagado num curto espaço de tempo e alerta o utilizador. Este tem a opção de repor os ficheiros logo, sem ser necessário recorrer ao caixote de lixo na nuvem.
Emails apagados na nossa caixa de correio são retidos, por defeito, durante 14 dias antes de ser eliminados definitivamente. Se for necessário, o prazo pode ser aumentado até os 30 dias.
Se quisermos ainda maior segurança, sempre é possível implementar políticas de retenção, e marcar ficheiros, emails, etc. para ser retidos durante prazos que podem ir de dias a semanas, meses e anos.
A implementação de soluções de backup para preservar os nossos dados do Microsoft 365 em sistemas distintos da própria Microsoft ou até numa NAS local pode trazer alguma paz de espíritu, mas não devemos nos enganar a pensar que a recuperação dos dados para servidores próprios (se chegar o caso) não terá os seus próprios desafios.
A Microsoft continua a investir em nova infraestrutura que deverá melhorar ainda mais o serviço e a confiança no mesmo.
Se ainda não usam o Microsoft 365 ou não tiram todas as potencialidades, contactem-nos e deixem-nos ajudá-los.