Tem um hotel e ainda não está a oferecer um serviço WiFi!??

Tem WiFi mas está a usar equipamento velho, desatualizado há já muito tempo?

Atualmente, e onde quer que vão, os clientes dão por garantida a disponibilidade deste tipo de serviço. Acham que sempre estará disponível, com uma boa velocidade de ligação, e facilmente acessível. Não satisfazer as expectativas do cliente poderá fazer com que este procure outras alternativas da próxima vez que visite a cidade. Tudo isto sem falar com os eventuais comentários negativos deixados em sites especializados e que de certeza acabarão por prejudicar o seu negócio.

Contar com uma boa instalação WiFi não é tão complicado nem tão caro quanto pode parecer, e certamente contribuirá para uma experiência satisfatória por parte dos clientes originando comentários positivos, que acabarão por atrair novos clientes.

Vamos apresentar dois cenários, um cenário simples (A) e outro um pouco mais elaborado (B):

A – Num cenário mais simples, podemos ter um pequeno hotel ou residencial com um rés-do-chão e 2 andares.

Neste cenário, a solução passaria por instalar um switch D-Link DGS-1008MP de 8 portas no rês-do-chão e 3 pontos de acesso D-Link DAP-2660, um em cada andar. O switch liga ao router para ter acesso à Internet e a cada um dos pontos de acesso. É instalado o software gestor D-Link CWM-100 num computador com Windows e podem ser feitas todas as configurações de todos os pontos de acesso ao mesmo tempo. A gestão é muito simples e podemos facilmente adicionar um novo sinal WiFi ou mudar a password para os clientes.

Switch DGS-1008MP de 8 portas gigabit PoE+
Switch DGS-1008MP de 8 portas gigabit PoE+
Ponto de acesso DAP-2660, norma 802.11ac
Ponto de acesso DAP-2660, norma 802.11ac

Uma solução deste tipo, sem contar com eventual material acessório e tempo de instalação, poderia custar por volta dos 899€.

 

B – Num cenário mais elaborado, podemos ter um hotel com um rés-do-chão e 3 andares, com uma área por andar muito maior do que a considerada no caso anterior.

Nestas condições poderemos precisar de até 2 pontos de acesso D-Link DAP-2660 por andar e um switch D-Link DGS-1210-28P. O esquema das ligações é equivalente ao anterior e o mesmo software gestor D-Link CWM-100 pode ser usado.

Switch DGS-1210-28P, com 24 portas Gigabit Poe e 4 SFPs
Switch DGS-1210-28P, com 24 portas Gigabit Poe e 4 SFPs
Ponto de acesso DAP-2660, norma 802.11ac
Ponto de acesso DAP-2660, norma 802.11ac

Mais uma vez, sem contar com eventual material acessório e tempo de instalação, esta solução poderia custar por volta dos 2 399€. Estamos a falar de muitos mais pontos de acesso e dum switch muito mais sofisticado que no cenário anterior.

Importante: apesar de aumentar o número de pontos de acesso, a sua gestão continua igual de simples!

 

 

Alguns pontos a considerar quanto ao equipamento escolhido:

Os switches propostos possuem portas PoE, o que quer dizer que o próprio cabo de rede que transfere dados permite fornecer eletricidade aos equipamentos ligados, poupando a necessidade de pontos de luz adicionais e simplificando a instalação. Também é importante destacar que ainda ficam portas livres em cada uma das soluções apresentadas. Isto dá flexibilidade para adicionar mais algum equipamento, se necessário.

Os pontos de acesso DAP-2660 têm um aspeto exterior elegante, e são muito discretos num teto branco. Estes pontos de acesso cumprem com as novas especificações 802.11ac, com velocidades até 1200Mbps! Tudo isto sem mencionar que podemos gerir muitas redes WiFi facilmente, separando as ligações dos clientes das ligações internas, por exemplo.

Existem outras (poucas) marcas de equipamento ligeiramente mais baratas, mas não oferecem nem a diversidade nem as garantias que D-Link oferece.

Com D-Link, a maior parte do seu equipamento conta com uma garantia contra defeitos até 5 anos após estes deixarem de ser comercializados. Que quer isto dizer? Bom, normalmente o equipamento informático conta com 1 ano de garantia contra defeitos, 2 anos se o fabricante for simpático. Com D-Link, o equipamento está em garantia enquanto é um produto ainda comercializado, mas, quando esse produto sai do mercado, D-Link oferece outros 5 anos!

Se acha que não se pode dar ao luxo de estar 1 dia sem serviço ou sequer umas horas, D-Link oferece ainda 3 pacotes de serviços: D-Link Assist Bronze – substituição do equipamento no dia útil seguinte, D-Link Assist Silver – subsituição no dia seguinte natural e D-Link Assist Gold -substituição em 4 horas (válido no Grande Porto e Grande Lisboa). Tudo para ter o seu negócio a correr com a tranquilidade de uma grande marca por trás.

Interessado? Fale connosco para podermos apresentar uma proposta adaptada ao seu negócio. Também podemos simular o financiamento com os serviços da GRENKE.