Visual Studio 2013 grátis?

Microsoft está a realizar algumas mudanças significativas no seu posicionamento no mercado global.

net-logoEstá a abrir parte da sua plataforma NET. Isto é, a disponibilizar o código ao tempo que aceita alterações da comunidade. A comunidade livre já estava a desenvolver a plataforma Mono, liderada por Miguel de Icaza, uma alternativa open-source à plataforma NET, onde se pretendia replicar as funcionalidades desta última. É de esperar que nos próximos tempos os esforços convirjam e se acabem por adoptar uma base comum, integrando alguns dos desenvolvimentos para a plataforma Mono na plataforma NET. Aqui não se trata de a Microsoft ser “simpática” para a comunidade, mas sim que a plataforma Mono está a ganhar tracção na implementação multiplataforma (Windows, Android, iOS), especialmente através de aplicações desenvolvidas com Xamarin Studio, e a Microsoft gostaria certamente poder capitalizar neste sucesso. Quem desenvolver com Xamarin vê a sua aposta validada, e a Microsoft põe um pé em outras plataformas com as suas soluções.

VIsual-Studio-logoNuma outra frente, mas ligada à anterior, a Microsoft disponibiliza de forma completamente grátis o Microsoft Visual Sudio Community 2013. O Visual Studio pode ser obtido em http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=517284. Este IDE é grátis para equipas de até 5 programadores que queiram desenvolver soluções comerciais. Não existe qualquer restrição se é utilizador para aplicações não comerciais ou para educação. Certamente o Visual Sudio Community 2013 deverá acabar por substituir completamente o Microsoft Visual Sudio Express.

Seja como for, o fato de a Microsoft se sentir ameaçada por outras soluções da concorrência faz que os utilizadores finais fiquem beneficiados com novas ferramentas e soluções mais transversais.