POP3 em dispositivos móveis

aplicações_email_androidHoje foi disponibilizada uma nova versão da aplicação Gmail, onde a principal novidade era a capacidade de realizar a gestão de diversos tipos de contas de email, para além do próprio serviço Gmail. Entre esses novos tipos de conta estão os protocolos IMAP e POP. Foi este último que me deixou particularmente interessado, porque tenho que gerir alguns serviços baseados neste protocolo particular.

POP (Post Office Protocol) é um dos primeiros protocolos usados para transferir emails do servidor ao cliente. Num processo de comunicação simples, o cliente liga-se ao servidor e lhe pede uma lista de emails disponíveis. A seguir pede para baixar alguns ou todos eles e apaga os que já não interessam.

Na atualidade, serviços como Outlook.com ou Gmail.com têm-nos habituados a caixas de correio de muitos Gigabytes, mas existem no mundo muitos serviços que ainda estão limitados a uns poucos Megabytes e onde a gestão do espaço é um aspeto crítico.

Great DaneHá poucos clientes nos dispositivos móveis que suportem completamente o protocolo POP3. A parte mais limitante é o fato de que só permitem apagar os emails quando estes também são apagados localmente. Quer isto dizer que não permitem esvaziar a caixa de correio no servidor sem apagar os emails locais.

Isto é um problema quando as caixas de correio no servidor têm tamanhos pequenos.
Para estes casos, a nova versão do Gmail não resolve nada. Na atualidade só há 1 cliente para Android que parece responder a estas necessidades: Blue Mail. Esta aplicação permite apagar os emails no servidor após copiá-los ao dispositivo local.

Parece estranho que num momento em que o número de clientes de email abunda e o número de funcionalidades e sofisticação aumenta, alguns aspetos que podem resultar cruciais fiquem esquecidos.