Ponha um Password Manager na sua vida!

Aceder ao próprio computador, aceder ao nosso tablet ou telemóvel, ao nosso email, ou às nossas contas em qualquer site na Internet requere uma combinação de utilizador e senha.

Mandam as boas práticas que não reutilizemos as mesmas senhas para as distintas contas, para evitar que a fuga dumas credenciais comprometa todas as nossas contas. Mandam, também, que as senhas não sejam fáceis de adivinhar nem sigam regras muito evidentes, para dificultar os ataques de força bruta.

Todos estes requisitos deixam-nos com dezenas de contas com combinações de utilizadores e senhas distintas das quais temos que nos lembrar. Ainda, se somos obrigados a renovar essas senhas periodicamente, a tarefa parece impossível mesmo.

Existem diversas tecnologias como a biometria ou o reconhecimento de padrões que permitem que nos identifiquemos sem ter que nos lembrar ou sequer introduzir senhas complexas. É graças a estas tecnologias que podemos usar o telemóvel só com a imprenta digital ou até com simpelsmente olhar para uma câmara. Nos computadores mais comuns estas tecnologias ainda não estão disponíveis de forma habitual, e mesmo em portáteis só nalguns é que temos essas opções disponíveis.

Enquanto não tivermos as técnicas biométricas disponíveis em todo o lado, o único método comum são as combinações de utilizador e senha, e temos que aprender a lidar com esta complexidade com sucesso.

Para nos ajudar, existem as aplicações e serviços para a gestão de senhas ou Password Managers. Trata-se duma categoria de aplicações que nos permitem armazenar todas as nossas credenciais num único local. É habitual organizar as credenciais por tipo ou por qualquer outra categoria mais personalizada. Alguns destes Password Managers incluem integrações com os navegadores web mais comuns (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge) para preencher automaticamente os campos de utilizador e senha imediatamente, tornando todo o trabalho muito mais simples.

Existem inúmeras comparativas online de diversas aplicações. Ficam aqui algumas das que poderão ser mais úteis:

  • Keepass: Trata-se duma aplicação de código aberto e grátis. A aplicação permite criar um ou mais ficheiros, cada um deles protegidos com uma senha mestre, e que podemos arquivar onde for mais conveniente. Podem, por exemplo, guardar numa partilha OneDrive, Google Drive ou Dropbox para ter o mesmo ficheiro disponível em diversos equipamentos. Existem adaptações para Linux e para Android. Não é a mais amigável ou elegante, mas funciona.
  • BitWarden : Mais uma aplicação de código aberto. Existe uma versão grátis perfeitamente útil para uso diário, mas também conta com versões para a família ou versões para empresas (particularmente importante à medida que a empresa cresce e colaboradores distintos têm responsabilidades específicas).
  • Lastpass: Esta é uma aplicação completamente proprietária e paga. Existe uma versão grátis. É uma das mais populares e com muito tempo na rede.

Existem muitas mais aplicações na rede, só tem que fazer uma pesquisa por “Password Manager”. Com esta e outras dicas conseguimos ajudar os nossos clientes a ganhar controlo sobre e garantir que nunca mais percam as chaves dos seus negócios.