O novo Microsoft Lists

Microsoft vai disponibilizar a aplicação Microsoft Lists nas suas ofertas Microsoft 365 (que incluam Sharepoint) a partir de agosto deste ano. O Sharepoint já permitia a criação de listas no Sharepoint, mas com esta ação passarão a estar também disponíveis no Teams.

Qual é a utilidade destas listas? Pensem como fazem as coisas quando têm que fazer o seguimento de tarefas, inventários, projetos, etc. Essas listas são iniciadas por uma pessoa e normalmente acabamos por ter que as partilhar com outras para que colaborem, para que as possam ver e editar se for o caso. Até a data, o mais habitual era ter que criar um ficheiro de Excel propositadamente e, só para visualizar a lista era necessário abrir de propósito a aplicação Microsoft Excel. Agora pensem em fazer isto no ecrã dum telemóvel.

Com esta iniciativa, as listas passam a ter uma vida própria e ser cidadãos de pleno direito.

E quê podemos fazer com as listas? Quase o mesmo que com o Excel: podemos criar várias colunas de tipo data, lógico, texto … e até anexar ficheiros!

Um exemplo: alguém é responsável por responder aos orçamentos solicitados pelos clientes e outros precisam de contribuir. Esta pessoa pode criar uma nova lista no seu Microsoft Teams e adicionar colunas como o código do estudo, nome do cliente, data do pedido, data limite, preços para cada uma das opções e a foto dum prototipo. Sempre que chegar um novo orçamento, o responsável pode criar uma nova linha e inserir os dados. Outros colaboradores na empresa e que tenham acesso à lista, podem editar os campos e os membros ser alertado via email sempre que for feita uma alteração. O seu supervisor também pode facilmente consultar o estado de todos os pedidos diretamente no Microsoft Teams.

Podem consultar mais detalhes em https://techcommunity.microsoft.com/t5/microsoft-365-blog/microsoft-lists-begins-general-availability-roll-out-to/ba-p/1524768

Se tem uma subscrição Microsoft 365 Basic, Standard ou Premium, poderá beneficiar-se destas novas funcionalidades brevemente.

Se não tem, contacte-nos e deixe-nos ajudá-lo a modernizar a sua organização!