O Microsoft To Do é uma ferramenta pouco conhecida, mas muito útil, principalmente para quem precisa de organizar a sua rotina. A app, como o nome sugere, permite ao usuário criar tarefas para organizar o seu dia ou semana de forma simples e rápida.

Quer use o Microsoft 365 profissional ou até uma conta Microsoft gratuíta, pode utilizar a aplicação To Do. O seu uso é muito simples e pode melhorar o seu desempenho pessoal e profissional de forma significativa. Se nunca usou um gestor de tarefas, esta é a sua oportunidade de se iniciar e ganhar o controlo do seu dia.

No To Do, cada tarefa individual está constituída pelos seguintes elementos:

De notar que:

Integração com o Outlook

As tarefas criadas no To Do aparecem nas Tarefas do Outlook e viceversa. No entanto, no Outlook tem um controlo mais preciso sobre as tarefas, como é o caso da definição do estado da tarefa, que pode estar “Em curso”, “Diferida” ou, “À espera de outra pessoa”. Pode ainda, definir o grau de progresso já realizado. A equipa do Microsoft To Do quis manter as coisas simples e essa informação não está disponível na aplicação.

Ainda no Outlook, e enquando consulta o seu correio, qualquer email que requeira algum tipo de ação, pode ser marcado com um lembrete, para rever imediatamente ou numa data futura, criando assim uma tarefa ligada a ele.

Listas (de tarefas)

Pode criar diferentes listas de tarefas para ter alguma ordem nas distintas tarefas a realizar. Por exemplo, pode ter uma lista de tarefas domésticas, uma lista de tarefas dum projeto, uma lista de tarefas administrativas, etc.

Dentro da lista pode ocultar (ou mostrar) todas as tarefas já concluídas.

As listas podem ser partilhadas com outros utilizadores. A partilha é realizada convidando-os. Após  aceitarem passam a ter acesso à lista e às tarefas.

Listas prédefinidas

Exemplo

Vamos tomar como exemplo um departamento administrativo ou comercial, onde existem tarefas que devem ser realizadas com alguma periodicidade.

Vamos então supor que é o responsável do departamento de vendas e tem 2 colaboradores – a Sandra e o Paulo.

Ora, uma forma de organização seria criar uma lista de tarefas chamada, por ex. “Vendas”, partilhada com a Sandra e o Paulo, onde todos conseguem ver as tarefas a realizar.

Criar  tarefas individuais para cada um permite acompanhar se alguma das tarefas está em atraso. Se, por exemplo, o Paulo não deu como concluída a tarefa do relatório de visitas do dia anterior, pode questionar se foi esquecimento ou se está sobrecarregado e precisa de ajuda.

Com esta simples estratégia, pode garantir que as tarefas não são esquecidas e que as coisas funcionam com algum rigor.

Para que esta prática seja proveitosa, é preciso registar todas as tarefas que tem que realizar para garantir que consegue ter uma visão completa. No entanto, evite criar tantas tarefas que fique atolado e paralisado só com a sua organização. O objetivo do gestor de tarefas é ajudá-lo a planificar as suas atividades com o intuíto de as realizar e completar. Se vê que o número de tarefas não pára de acumular, é o momento de fazer uma pausa e rever a estratégia.

Um suma, o TO DO é uma ferramenta que lhe permite ganhar controlo sobre as suas ações. Através do aumento de produtividade individual acaba por contribuir ao aumento da produtividade na empresa.

Se ainda tem dúvidas ou precisa de alguma ajuda, contacte-nos.