Esclarecimento sobre o Livro de Reclamações Eletrónico

A inícios deste ano publicámos um artigo onde descrevemos o processo para registarem a vossa empresa no sítio do Livro de Reclamações Eletrónico e desde essa altura temos recebido diversos contatos de comerciantes que se deparam com problemas durante o processo de registo.

Queremos esclarecer que Metis Unipessoal Lda é uma empresa de consultoria independente e não está ligada ao sítio do Livro de Reclamações Eletrónico e não temos forma de vos ajudar do ponto de vista técnico.

Dito isto, temos acompanhado uma das situações que nos foram descritas e efetivamente verificámos que no ecrã onde preenchem o código postal é mostrada uma mensagem de erro a dizer que o código postal é inválido. Após algumas análises achamos ter percebido a causa do erro. Quando preenchem o código postal no campo correspondente, a página tenta fazer uma ligação “oculta” a um outro servidor para validar o mesmo e preencher automaticamente os campos com a Localidade e Morada. Enquanto essa ligação não completar com sucesso, o código postal não é validado nem os restantes campos preenchidos e não é possível avançar. A nossa interpretação é que quem criou a infra-estrutura não teve em conta a “popularidade” da página, e o servidor que deve validar o código postal não é capaz de dar resposta atempada, coisa que leva a que se produza um erro.

A nossa sugestão para os comerciantes frustrados é que tentem repetir o processo fora das horas de expediente (entre as 19h00 e as 07h00 ou ao fim de semana).

Mais uma vez, desejamo-vos sorte neste processo, que devia ser mais amigável e expedito, e estamos ao vosso dispor se forem (ou querem ser) os nossos clientes.